Lestada e Desconstrução, 2007

A mostra apresenta obras do grupo Lestada, formado pelos artistas Cássia Aresta, Flávia Fernandes, Helenita Peruzzo, Juliana Hoffmann, Mauricio Muniz e Philippe Arruda, todos residentes em Florianópolis SC.

Lestada, no popular da ilha, é uma frente fria com ventos vindos do leste, que raramente acontece, mas quando vem traz junto uma chuva miúda, deixando o ilhéu apreensivo.

Nesta exposição, os seis artistas fazem uma reflexão sobre o processo de desconstrução pelo qual a ilha passa, sinalizando preocupações com o crescimento desordenado e a perda de identidade de um lugar visto de fora como a “capital da qualidade de vida. 

O ponto de partida são as fotografias de Philippe Arruda. A partir dessas fotos, o grupo cria, interfere e as usa como suporte em suas obras. Suas intervenções poéticas registram uma visão crítica e reflexiva, objetiva e denunciadora sobre o desenvolvimento descontrolado das cidades.

No total são 18 obras, três de cada participante, utilizando as mais variadas técnicas: colagem, foto colagem, interferências digitais, plotagens em suportes especiais e instalações interativas. Trecho do texto de Myrine Vlavianos

 

Assim, a exposição que carrega o nome, Lestada e Desconstrução, apresenta obras de arte a partir das fotografias de Phillip Arruda, trilhando os caminhos da desconstrução. Desconstrução que se realiza não como destruição, mas como ação poética que encoraja a pluralidade dos olhares, disseminando possibilidades “outras” para ver o mundo. A desconstrução se estrutura como crítica dos pressupostos estabelecidos para a cidade, desvelando o que dela não vemos de imediato.

A proposta de desconstrução do grupo que amplia nossa noção de olhar se constitui, essencialmente, numa ética do olhar. Há nela forte pretensão à repercussão enquanto aprofundamento de nossa reflexão sobre a cidade. Trecho do texto de Anita Prado Koneski

Exposições: Fundação Cultural BADESC, Florianópolis, SC; Galeria Múltipla, São Paulo, SP.

Artistas: Juliana Hoffmann, Helenita Peruzzo, Flávia fernandes, Cassia Aresta, Philippe Arruda, Maurício Muniz