AGORA, 2020

AGORA é uma publicação, https://sitepublicacao.wixsite.com/agora, que reúne 16 artistas integrantes do Grupo de Estudos em Práticas Artísticas, Políticas e Curatoriais, coordenado por Kamilla Nunes. Artistas: Andrea Zanella, Bodhan, Julia Thomé, Juliana Castro, Juliana Hoffmann, Kamilla Nunes, Katia Veras, Luciana de Moraes, Mulika, Philippe Arruda, Rodrigo Gonçalves, Ruchita, Sandra Meyer, Sandro Clemes, Silvia Zanatta, Simone Bobsin.

Exposição virtual AGORA revela atravessamentos provocados pela pandemia. Trabalhos artísticos expressam instantes urgentes vividos em incerteza coletiva.

Notas da Pandemia, por Juliana Hoffmann

Quando as notícias da pandemia começaram a inundar os noticiários e a nos informar diariamente o número de mortes causadas pelo Covid, uma imagem não saía da minha cabeça: o mundo se esvaindo em sangue e dor.

 Um dia, rapidamente, tive que materializar. Desenhei o mapa do mundo em 3 páginas de livros antigos, fixei na parede com pregos e micro-ímãs e, com uma agulha, transpassei as folhas de papel com linhas vermelhas deixando-as pendendo livremente. Comecei a colocar as linhas pelo Oriente, ponto do mapa onde se localiza a China, país onde tivemos a primeira notícia de contaminação. Fui seguindo em direção ao Ocidente: Leste europeu, Europa, África... até chegar nas Américas. A colocação de cada linha é fotografada para criar um Gif dando movimento ao trabalho, tornando-o fluído.